O que é CFTV

CFTV Sistemas de SegurançaPara quem não conhece, a sigla CFTV significa Circuito Fechado de TV, ou seja, é o nome utilizado para os sistemas de segurança que consistem na monitoração de um ambiente fechado.

Para entender o que é CFTV, é importante lembrar que além de um conjunto de câmeras espalhadas e estrategicamente posicionadas, é preciso que haja uma infraestrutura para centralizar o registro das imagens de todas essas câmeras, permitindo que elas possam ser visualizadas ao vivo por uma equipe de segurança, e de forma que elas possam ser gravadas para acesso futuro quando preciso.

O uso de sistemas de segurança CFTV tem crescido a cada ano. Inicialmente eram apenas utilizados em grandes empresas, bancos, shoppings e etc. Atualmente já vem sendo utilizados em pequenas empresas, condomínios e até residências. Isso se deve principalmente pela facilidade de acesso e de instalação das novas câmeras digitais, baseadas na tecnologia IP.

A reportagem abaixo fala bastante sobre a monitoração para uso doméstico:

Equipamentos de CFTV

Para a instalação de um sistema profissional, é importante utilizar uma série de equipamentos ao qual as câmeras podem ser conectadas e as imagens monitoradas. Os principais equipamentos são:

  • DVR (Digital Vídeo Recorder): O DVR Stand Alone é utilizado quando o sistema CFTV utiliza câmeras analógicas. As câmeras são conectadas ao aparelho através de cabos coaxiais e as imagens de todas as câmeras podem ser vistas através de monitores conectados ao DVR. Além disso os vídeos são gravados em HDs.
  • NVR (Network Vídeo Recorder): O NVR é utilizado quando são utilizadas câmeras IP, em um sistema de CFTV Digital. Nesse caso, tanto as câmeras quanto o gravador são conectado à rede de dados, através de switchs e cabos UTP. As imagens podem ser acessadas tanto através de monitores, quanto pela Internet, através de celulares e tablets.
  • HVR (Hybrid Vídeo Recorder): Já o HVR é uma mistura entre o DVR e NVR pois podem registrar imagens tanto de câmeras analógicas, quanto de câmeras IP.

As marcas mais reconhecidas e utilizadas nessa área são ao Elgin, Intelbras e Sony, no entanto são diversas as empresas produzindo tanto as câmeras quanto os equipamentos de gravação.

Curso CFTV para a Área de TI

Curso CFTVMas o que a área de Tecnologia de Informação tem a ver com sistemas de monitoração de segurança? Vamos explicar.

Inicialmente esses sistemas utilizavam apenas câmeras analógicas e era sempre preciso a contratação de uma empresa especializada ou de um profissional capacitado, com um bom curso CFTV no currículo, para realizar o trabalho.

No entanto, nos últimos anos o uso de câmeras IP ganhou muita força. O sistema digital utiliza princípios muito semelhantes às redes de computadores, pois as câmeras e os aparelhos de gravação também possuem IPs e se conectam via uma rede TCP/IP.

Com isso, tem sido comum que as mesmas empresas ou equipes que realizam as atividades de TI, façam também a instalação e configuração das câmeras e DVRs/NVRs/HVRs. Afinal, as tecnologias utilizadas são muito semelhantes aos demais aparelhos que podem ser conectados à rede como switchs, impressoras, computadores e etc.

É claro que também é preciso conhecer bem a área de CFTV, e um curso especializado ajuda muito nesse sentido, possibilitando entender qual câmera é indicada para cada ambiente, como as câmeras devem ser corretamente posicionadas e algumas configurações avançadas, afinal, com segurança não se brinca. Mas para sistemas que utilizam poucas câmeras, muitas vezes é a área de TI que faz o serviço de instalação.